Duplicated: Título do último artigo adicionado – [#1650]

Duplicated: Título do último artigo adicionado – [#1650]

A administração do capital humano nas empresas está diretamente ligada aos níveis de produtividade, acertos e, sobretudo, traduz a linguagem dos resultados desenvolvidos pelas organizações. Dessa maneira, é fundamental compreender os impactos gerados pelo investimento nesse setor, os prejuízos que a alta rotatividade pode ocasionar e a importância de um recrutamento e seleção adequados na obtenção de colaboradores.
A gestão de pessoas sendo um dos mais relevantes pilares da boa administração dentro de uma empresa envolve competências técnicas e comportamentais e, nesse contexto, conhecer a cultura organizacional é de suma importância para que haja o alinhamento entre o perfil do colaborador em conjunto com os valores e propósitos que a organização manifesta, de forma que o potencial humano inserido traga dinamismo, eficácia e prolongue a perspectiva de vida da companhia. Afinal, é a esfera de profissionais que transforma os planos de uma corporação em resultados, horas de trabalho em produto, problemáticas em resolução ou, em outras palavras, pode-se dizer que sem a execução dos ofícios realizados pelas pessoas não haveria ação nos processos em pauta. Por conseguinte, a desenvoltura do setor de Recursos Humanos se faz essencial nesse cenário, de maneira que essa estrutura é responsável pela regulação do capital humano nas empresas, gerenciando a atração e retenção de colaboradores, motivando-os, proporcionando engajamento, treinamento e reconhecimento. No entanto, um RH disfuncional pode acarretar diversas conseqüências no domínio de pessoal, especialmente na logística de recrutamento e seleção, no arranjo e composição dos agentes adequados nos posicionamentos ideais e, em decorrência, há o comprometimento dos resultados planejados para cada ação do sistema. Portanto, observa-se que, saber escolher profissionais adequados para suas determinadas vagas em um processo de recrutamento e seleção é uma responsabilidade que transcende a função em si e, para isso, é necessário ter técnica e expertise ao executar esta tarefa.
É essencial ressaltar que, dentro do esquema de recrutamento e seleção, a má condução e os equívocos cometidos no seguimento de contratação geram danos e impactos imediatos. O decaimento na mensuração da produtividade, o comprometimento na realização de metas, conflitos de relacionamento no ambiente de trabalho, absenteísmo, desmotivação, o elevado coeficiente de erros e queda nos acertos mediante o desempenho ocasionam, sobretudo, consequências como a alta rotatividade, custos excessivos advindos no decurso do estágio de treinamento, despesas resultantes de demissões e admissões e, acima de tudo, a perda ou esgotamento do mais importante recurso não renovável: o tempo. Sendo assim, sejam efeitos favoráveis ou não, tudo isso, em muitos aspectos, é diretamente proporcional a atuação da força colaborativa captada. Isto significa que, dentre os investimentos de uma empresa, a aplicação sobre pessoas é considerada primordial para o bom funcionamento e encaixe das demais engrenagens que compõem a corporação e o arranjo de um bom time pode ser o diferencial no desenvolvimento de resultados e em sua colocação no mercado. Deste modo, o primeiro estágio para ampliar o aproveitamento nesse âmbito é encontrar a melhor maneira de atrair recrutados apropriados para cada setor ou vaga em questão, de forma imparcial, concisa e simétrica de acordo com a necessidade de cada organização, enfatizando a apuração dos critérios técnicos e comportamentais frente às indicações a fim de minimizar os possíveis erros oriundos dos mecanismos de contratação.
Segundo o modelo de recrutamento tradicional, uma das alternativas mais acertadas para a execução da tarefa é a contratação de empresas especializadas em processos de recrutamento e seleção, haja vista que muitas equipes de Recursos Humanos não possuem profissionais específicos para a função. Nesse sentido, a ausência da perícia exigida no procedimento pode originar falhas como a captação de recrutados baseada na indicação de familiares e amigos – podendo dificultar futuramente o corte de vínculos empresariais e comprometendo a geração de resultados-, um alinhamento de perfil incongruente, má gestão comportamental, elevados custos advindos do alto grau de rotatividade entre os contratados, etc.
A Potencial Consultoria, entre suas diversas áreas de atuação, é uma empresa voltada para o desenvolvimento humano que busca oferecer soluções, sobretudo, no campo de Gestão de Pessoas e é especializada no trato de recrutamento e seleção de pessoal, do nível operacional ao executivo. Com uma metodologia cuidadosa, sólida e fundamentada, a Potencial identifica, precisa e objetivamente, os profissionais mais bem qualificados disponíveis no mercado, utilizando das melhores ferramentas de reconhecimento, alinhando o perfil técnico e comportamental ao cargo e a cultura organizacional da empresa e otimizando o desempenho de todas as etapas do processo de contratação. Com base nesses princípios, o cerne da sistemática de recrutamento e seleção usada pela Potencial está na análise e tradução de duas importantes bases de avaliação: competências técnicas (lógicas) e competências comportamentais (subjetivas). A partir disso, elabora-se um conjunto de etapas divididas em dois seguimentos que definem o processo de recrutamento – o qual visa atrair os melhores candidatos no mercado – e seleção – a qual busca selecionar, dentre os recrutados, os profissionais mais adequados ao cargo em foco -.
A estruturação do modo de atividade da Potencial, nesse cenário, começa por um esquema analítico de compreensão do funcionamento da personalidade e cultura da empresa, observando seu segmento e demanda, com a intenção de encontrar recrutados que se posicionem simetricamente aos valores, crenças, propósitos e pensamentos da corporação. Afinal, sabe-se que, atualmente, 9 em cada 10 contratados são demitidos por fatores comportamentais e, sendo assim, combinar esta cultura ao modo de trabalho dos colaboradores é de suma importância para que haja harmonia no decorrer do relacionamento entre a organização e seus profissionais, de maneira que ambos se sintam confortáveis em seus respectivos espaços. Em seguida, é feito um levantamento do perfil profissional requisitado para o cargo, identificando suas principais responsabilidades, os conhecimentos

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Você também
pode gostar de:

Open chat
Fale com a gente :)