Janete Nunes – Gestão de Pessoas, 07 de Junho de 2022

Atuação do RH no planejamento estratégico da empresa
O Sucesso de qualquer negócio deve está atrelado a um planejamento estratégico global, onde constará suas metas globais, específicas e planos de ação para atingi-las. Este planejamento estratégico inicia-se no topo da hierarquia e a partir deste movimento, todas as áreas da empresa estarão comprometidas para o atingimento dos resultados.
A área de Recursos Humanos tem um papel de forte atuação tanto na elaboração das metas de sua área como na execução das mesmas para o alcance dos resultados desejados.
O planejamento estratégico global estará apoiado no pilar Pessoas, que é conduzido pela área de Recursos Humanos, que desenvolverá o seu próprio planejamento, através de políticas e ações para que o plano global seja bem sucedido.
Os colaboradores da empresa serão os atores principais para que o plano dê certo. É nesse sentido que o RH é fundamental para auxiliar a empresa na concretização do seu sonho.
O setor de Recursos Humanos é o responsável pelo capital humano da empresa, é ele que identificará um novo talento através de seu recrutamento e seleção, desenvolverá os colaboradores existentes, através de seu plano de treinamento, promoverá um bom clima organizacional e monitorará a produtividade da equipe e nível de satisfação do time.
Ponto de início para o Planejamento dos Recursos Humanos
O planejamento de recursos humanos sempre terá seu início a partir do plano estratégico global e deve ser elaborado como parte do planejamento estratégico da empresa. É neste sentido que a área de RH irá trabalhar para formar uma equipe adequada, as pessoas necessárias, suas qualificações e conduzi-las de acordo com a realidade e condições da empresa.
O plano estratégico global será o ponto de partida para a elaboração das políticas, dos procedimentos de recursos humanos, da formação das equipes, do alinhamento, da condução e do aperfeiçoamento de todo o time. As políticas elaboradas, práticas e decisões de recursos humanos devem ser coerentes entre si, além de serem consistentes e estarem em sintonia com o plano global da empresa.
“Trabalhamos não para realizar coisas, mas para melhorar o futuro, pois é lá que vamos passar o resto das nossas vidas”. (Charles Kettering)
A partir deste movimento o RH da empresa deixa de agir de forma reativa, passa a ter uma postura proativa, se torna parceiro de negócio, sabendo que suas ações convergem para um propósito maior, que é o sucesso nos negócios da empresa.
CONCLUSÃO
Concluindo, podemos afirmar que o RH é o principal parceiro da empresa no cumprimento do planejamento estratégico. Pois, é dele o papel de identificar, propor ações, preparar o time para os obstáculos e alcance dos resultados.
As pessoas são o maior patrimônio intelectual das empresas, sem a ajuda de uma boa equipe nenhum empreendedor realiza seus sonhos, seus planos. Valorizar os colaboradores, investir na satisfação e qualidade de vida deles é o caminho para o sucesso e quem ajuda na implementação de todas as melhorias é a área de RH.